segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Funções Lógicas do Excel

Para se criar ótimas planilhas, além dos recursos que o Excel oferece, é necessário o conhecimento das principais funções, senão quase todas, pois a grande maioria das soluções,  passam pelo correto uso de funções. Entre as existentes, em várias situações devemos realizar testes lógicos entre uma ou duas funções diferentes, sendo assim, damos o primeiro passo no tópico funções, falando daquelas utilizadas para teste lógicos.


A FUNÇÃO E

Retornará VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem avaliados como VERDADEIRO e retornará FALSO se um ou mais argumentos forem avaliados como FALSO.
Vejam na figura acima, na célula B1 nós inserimos a função E analisando se o valor de A1 for maior que 20 ou se ela for menor que 50. O resultado é Falso pois não temos valor nenhum dentro de A1. Se você digitar qualquer número maior que 20 e menor que 50, o resultado passa a ser verdadeiro. Então, podemos ler a expressão  como sendo o valor de A1 é maior que 20 E menor que 50? Se sim, verdadeiro caso contrário, retorne Falso.

Na fórmula em causa, se você quiser que seja aceito também 20 e 50 como verdadeiro, deve mudar a fórmula fazendo a comparação como maior e igual ou menor e igual ou seja: =E(A1>=20;A1<=50).

A FUNÇÃO SE
A Função SE retorna um valor cuja condição determinada seja verdadeira. Nessa função você faz a comparação e se for verdadeiro, o que deve ser mostrado se verdadeira a comparação ou então, se falso, mostre outra coisa. Vejam um exemplo:
No exemplo acima perguntamos SE dentro da célula A1 o valor inserido for maior ou igual a 20, mostre na célula B1 o texto “MAIOR QUE VINTE”. Caso não seja, mostre MENOR QUE VINTE.

VERDADEIRO E FALSO
São duas funções que dificilmente são utilizadas, já que as demais funções resolvem qualquer situação onde fazemos testes lógicos. São mantidas no Excel para manter compatibilidade com outros aplicativos. Um exemplo que pode ser usado é testar se uma célula possui valor vazio ou não. Vejam exemplo na figura abaixo.
Na célula C2 testamos se o conteúdo da célula A2 é vazio ou zero. Na célula B3, testamos o resultado de C2 ou seja, se o valor for zero ou vazia mostra Célula vazia ou zero, caso contrário, mostre célula com valor maior que zero.

Nas demais linhas, para sua análise, vejam a forma inserida na coluna C e seu devido resultado. Então, se você somar ou multiplicar qualquer número por Verdadeiro, é a mesma coisa que multiplicar por 1 e se falso, multiplica-se por zero. Tente colocar a formula =500/falso e veja o resultado.

NÃO
Ela inverte o valor do argumento. Use NÃO quando quiser ter certeza de que um valor não é igual a outro valor determinado. È ima função que trabalha com os valores lógicos Verdadeiro e Falso. Essa função inverte um valor lógico, o que era verdadeiro passa a ser falso e vice e versa.


No exemplo acima temos dois blocos iguais com equipes do campeonato brasileiro, que disputam hoje as séries A e B. No bloco de cima faço uma comparação se uma equipe faz parte da série A. No bloco de baixo, é a mesma lógica só que utilizando a função Não. Vejam o resultado nos dois casos. Você deve estar falando que nunca vai usar isso e eu respondo, tem 100% de certeza? Se tem 1% de chance, considere tal 1%.

FUNÇÃO OU
Uma expressão OU é verdadeira quando pelo menos 1 das suas partes é verdadeira ou seja, ela só é falsa quando todas as suas partes são falsas. Mesmo que em universo de 50 itens se pelo menos 1 delas for verdadeira, torna a condição verdadeira.


FUNÇÃO SEERRO
Quando trabalhamos com o Excel, é comum deparar com mensagens de erro do tipo #DIV/0!, #N/D, #REF!. Mas em certas ocasiões temos que executar um teste e em caso de erro, tomar alguma providência. Use a função SEERRO para capturar e controlar os erros em uma célula.

No exemplo acima temos duas condições iguais. Dois vendedores com o valor total de vendas e a quantidade de dias trabalhados. Na coluna D temos a média diária de venda calculada. No caso do Pedro, não dá erro pois os valores foram inseridos nas células mas no caso de João, deu erro pois é impossível dividir qualquer coisa por zero. Manter a planilha como no primeiro bloco, a existência de tal erro fica horrível, sendo assim, antes de mandar calcular verificamos se existe erro na divisão de duas células. Se existir, imprima zero e caso contrário, faça a divisão.


Quero alertar que o uso dessa função deve ser feita com muita cautela pois tem situações onde erramos mesmo e fazendo com que o erro passe despercebido, pode ser crucial no resultado final de nosso trabalho.

Ficamos por aqui e esperamos que tenham gostado da explicação. Diversos exemplos iremos  mostrar onde o uso de funções lógicas são necessárias. Continue acompanhando nosso trabalho e lembre-se, o conteúdo aqui disponibilizado é feito por você. Use a opção contato no topo do blog e nos mande sua dúvida ou sugestão de pauta.

Ao final de cada período, 10 ou 15 dias, tudo o que foi postado será enviado sem custo algum para seu e-mail. Para isso, ao entrar em contato com o editor, não se esqueça de informar algo do tipo Mande o Resumo ou Mande o PDF ou qualquer coisa que eu entenda.

Para entrar em contato com o blog sem a necessidade de acessá-lo, use o e-mail getlear@gmail.com.

Uma ótima segunda...





Nenhum comentário:

Postar um comentário